quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dado em Libras e Numeros





Paper toy arts é a Arte de fazer brinquedo de papel, há vários artistas que disponibilizaram pela internet milhares de modelos, dentre eles personagens de desenhos animados, pessoas famosas, animais, lugares e outros, existe alguns tipos diferentes de papertoys os que vai ser apresentado aqui é do tipo cubeecraft, a arte em forma de cubo. Por ser em cubo a confecção é fácil, você baixa a imagem, imprimi, recorta, dobra, encaixa e pronto!. Pedagogicamente podemos usar essas artes para estimular os alunos a desenvolver algumas habilidades como: coordenação motora, lateralidade, produção de texto, criatividade e muito mais!.



Domino em Libras







ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS


As adaptações curriculares é uma forma de o professor poder interagir com seu aluno possibilitando a diversidade de uma aprendizagem, continua no processo de ensino.


Deficiência Intelectual

            A intervenção pedagógica destes alunos deve ser realizada conhecendo suas características, limitações, potencialidades, criando situações de aprendizagem significativas de forma natural e mais concreta possível proporcionando a motivação neste aluno.

Adaptações Curriculares:

            Atividades que o professor pode utilizar com alunos com necessidades especiais com deficiência intelectual: Segundo os Parâmetros Curriculares nacionais:

Ambientes de aula que favoreça a aprendizagem, como: ateliê, cantinhos, oficinas; acesso à atenção do professor; materiais de aula: mostrar os objetos entregá-los, brincar com eles, estimulando os alunos a utilizá-los; apoio para que o aluno perceba os objetos, demonstrem interesse e tenham acesso a eles.
                                   (PCN’s, p. 23, 1997)





Deficiência Física

          O professor para elaborar as atividades para esses alunos têm que ter atenção e pensar nas alternativas que possam fazer que o aluno com necessidades especiais participe das aulas, criando estratégias que devem ser utilizada nas aulas, é necessário o apoio da família e a constante comunicação com profissionais da área clinica para um desenvolvimento pessoal e educacional.
         O desenvolvimento pedagógico com o aluno com deficiência física requer um reconhecimento e respeito às diferenças e as necessidades de cada pessoa, a educação física para este aluno é um grande apoio a inclusão pela adaptação dos jogos e pelas atividades que todos podem realizar juntos, fazendo que o aluno se torne participante e não mero espectador.
         Para os alunos com dificuldades motoras é preciso adaptação de materiais pedagógicos como: adaptação para utilização dos lápis, pranchas de comunicação, teclados adaptados com as letras a representação das setas, direção dos cursores no teclado maiores, colmeia para adaptação no teclado para pessoas que não possuem controle motor.


Adaptação Curricular:

            Materiais para os alunos com deficiência física, orientado pelos Parâmetros curriculares nacionais de adaptação curricular:

Materiais de apoio pedagógico tesoura, ponteiras, computadores que funcionam por contato, por pressão ou outros tipos de adaptação; utilização de pranchas ou presilhas para não deslizar o papel, suporte para lápis, presilha de braço, cobertura de teclado etc.
                                     (PCN’s, p. 23, 1997)




Deficiência Auditiva

          O apoio pedagógico as pessoas com deficiência auditiva pode ocorrer pela língua de sinais, sendo necessário um tradutor ou professor que tenha conhecimento em libras. Se o aluno faz leitura labial é necessário olhar para ele enquanto fala, não deve alterar a voz, deve-se falar naturalmente sem exceder as articulações, para que o aluno possa comprendê-lo através dos movimentos labiais, não falar de costas, de lado ou com a cabeça baixa quando estiver conversando com o aluno com deficiência auditiva, seja expressivo na fisionomia.
        Professor quando referir-se ao aluno sinalize com as mãos movimentando-se no campo visual do aluno ou toque sutilmente no braço, se tiver dificuldades de entender o que o aluno estava tentando dizer seja sincero diga que não entendeu e peça que repita o que estava dizendo, a comunicação de uma pessoa com deficiência auditiva pode ser comprendida por meio da leitura labial.
       Ao ensinar a língua a um aluno surdo o professor tem dois desafios: ensinar em libras e a língua portuguesa, pois é necessário criar condições para que a criança possa se desenvolver plenamente e interagir com a comunidade surda e ouvinte.

Adaptação Curricular

        Materiais e equipamentos específicos que o professor poderá lecionar, com alunos de deficiência Auditiva. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais adaptações Curriculares:

Materiais e equipamentos específicos: prótese auditiva, treinadores de fala, tablado, softwares educativos específicos, textos escritos complementados com elementos que favoreçam a sua compreensão: linguagem gestual, língua de sinais e outros; sistema alternativo de comunicação adaptado às possibilidades do aluno: leitura orofacial, linguagem gestual e de sinais; sala ambiente para treinamento auditivo, de fala, rítmico etc.; posicionamento do aluno na sala de tal modo que possa ver os movimentos orofaciais do professor e dos colegas material visual e outros de apoio, para favorecer a apreensão das informações expostas verbalmente.
                                             (PCN’s, p. 23, 1997)



Deficiência Visual

            O professor pode trabalhar com aluno com deficiência visual, com leituras, descrições do que estar vendo ou fazendo, indicando posição direita e esquerda, descrevendo figuras para que o consciente do aluno possa imaginar, permitindo que o aluno toque objetos, tendo clareza de suas definições como áspero, liso, quente.

            Proporcionar o manuseio de objetos desconhecidos, para apropriação das formas, sempre oferecendo ajuda nas realizações das atividades cotidianas no sentido de ensinar o aluno a fazer sozinho, e necessário que o aluno conheça os sinais de Braile e português.

            O sistema computacional também pode ser uma metodologia para o professor trabalhar com pessoas com deficiência visual com os programas Dosvox, Visual Vision e o Jaws.

Adaptações Curriculares

         Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais adaptações Curriculares para os alunos com deficiência visual:


Materiais desportivos adaptados: bola de guizo e outros; sistema alternativo de comunicação adaptado às possibilidades do aluno: sistema Braille, tipos escritos ampliados; textos escritos com outros elementos (ilustrações táteis) para melhorar a compreensão; posicionamento do aluno na sala de aula de modo que favoreça sua possibilidade de ouvir o professor; deslocamento do aluno na sala de aula para obter materiais ou informações, facilitado pela disposição do mobiliário.
                                         (PCN’s, p. 23, 1997)